Qual a diferença entre manteiga e margarina?

Manteiga e margarina são dois ingredientes presentes na cozinha de (quase) todos nós. Alguns só usam margarina, outros preferem a manteiga, mas todo mundo tem ao menos uma receita que leva uma delas.

Como são muito parecidas e tem praticamente a mesma função, a gente não se preocupa muito com a diferença entre elas, mas ela existe e eu vou te contar qual é.

Manteiga é animal

Parece slogan de uma propaganda de achocolatado, mas é um fato. A manteiga tem origem animal. Ela é derivada da nata (gordura) do leite, batido até virar uma emulsão.

Você também pode produzir manteiga em casa, batendo a nata ou creme de leite até passar do ponto de chantilly.

torta com massa à base de manteiga
torta com massa à base de manteiga

Margarina em tempos de crise

Sempre achei que a margarina fosse uma versão vegana da manteiga, mas a história não é exatamente assim. Ela é, na verdade, uma invenção para tempos de crise.

Por volta de 1860, a Europa enfrentava uma crise econômica que inviabilizava o consumo de muitos itens, incluindo a manteiga.

Napoleão, buscando soluções para a crise, propôs um prêmio para quem descobrisse uma alternativa à manteiga que fosse mais barata e mais fácil de armazenar.

Em 1869, Mége Mouriés conseguiu produzir uma gordura à base de óleos vegetais que seria a base da margarina (cuja receita foi aperfeiçoada desde então).

Manteiga é mais saudável que margarina

bolo de chocolate pode levar manteiga ou margarina
bolo de chocolate pode levar manteiga ou margarina

Parece chocante, mas é verdade e a explicação é bem simples: Com a industrialização, desenvolveram-se formas de processar e ultraprocessar os alimentos.

alimentos ultraprocessados passam por processos mais agressivos de transformação, onde produtos químicos e processos de diversos tipos são aplicados aos alimentos para que possam ser conservados por mais tempo.

Alguns desses processos são puramente estéticos, porém, utilizam produtos e técnicas que podem causar danos à saúde.

Atualmente, a margarina é um alimento ultraprocessado, que recebe adição de hidrogênio para que possa ficar mais macia e aerada.

Consumir alimentos hidrogenados pode causar males à saúde, pois nosso organismo não “sabe” como digerir esse tipo de comida.

A manteiga não passa pela adição de hidrogênio ou outros produtos químicos. Apesar do alto teor de gordura, é um alimento mais saudável que a margarina.

E você, prefere pão com manteiga ou com margarina? Rinha nos comentários.

Comenta aí, vai?