O livro “O corpo fala” é muito famoso entre acadêmicos de psicologia. Ele traz explicações detalhadas sobre a linguagem corporal, ou seja, como nosso gestos, posturas, expressões e movimentos estão relacionados ao que estamos sentindo ou pensando.
Compreender a linguagem corporal é uma habilidade indispensável a qualquer profissional da área da psicologia/psiquiatria, mas seu uso vai além da análise clínica.

Microexpressões faciais para detectar mentiras
As microexpressões faciais são pequenos movimentos involuntários dos músculos do rosto que expressam determinados sentimentos. Uma pessoa especializada em detectar e interpretar essas expressões é capaz de dizer como a pessoa analisada está se sentindo.
Esse tipo de análise é tão fascinante que já virou tema de série. em “Lie to Me” (Engana-me se puder, em português), o Dr. Cal Lightman (Tim Roth) é um investigador especialista em detectar mentiras através da análise de microexpressões.
Metaforando e a análise via Youtube
Na vida real, temos o canal Metaforando, do Vitor Santos, onde ele demonstra a utilização da análise corporal e microexpressões em vídeos de reportagens e entrevistas.
Recentemente, ele analisou a eliminação da Karol Conká do BBB 21 e alguns trechos de suas entrevistas em outros programas da emissora.
Em sua análise, Vitor busca descobrir como Karol realmente se sentiu quando foi eliminada e se ela mentiu nas entrevistas que deu após a eliminação.
O canal Metaforando tem muitas análises desse tipo, mas também traz questões interessantes, como se cegos de nascença têm essas microexpressões, como analisar mensagens de whatsapp e outras curiosidades.
Apesar de utilizar métodos cientificamente comprovados em suas análises, vale ressaltar que os vídeos do canal não podem ser considerados como prova de alguma coisa.
Também é recomendado fazer um curso (que o próprio Vitor ministra) para poder fazer as análises, pois a experiência adquirida nos vídeos não é suficiente.
E você, ficou com vontade de cursar psicologia? Comenta aí.