O Corpo Fala e o Metaforando Interpreta

O livro “O corpo fala” é muito famoso entre acadêmicos de psicologia. Ele traz explicações detalhadas sobre a linguagem corporal, ou seja, como nosso gestos, posturas, expressões e movimentos estão relacionados ao que estamos sentindo ou pensando.

Compreender a linguagem corporal é uma habilidade indispensável a qualquer profissional da área da psicologia/psiquiatria, mas seu uso vai além da análise clínica.

Livro “O Corpo Fala – a linguagem silenciosa da comunicação não-verbal”

Microexpressões faciais para detectar mentiras

As microexpressões faciais são pequenos movimentos involuntários dos músculos do rosto que expressam determinados sentimentos. Uma pessoa especializada em detectar e interpretar essas expressões é capaz de dizer como a pessoa analisada está se sentindo.

Esse tipo de análise é tão fascinante que já virou tema de série. em “Lie to Me” (Engana-me se puder, em português), o Dr. Cal Lightman (Tim Roth) é um investigador especialista em detectar mentiras através da análise de microexpressões.

Metaforando e a análise via Youtube

Na vida real, temos o canal Metaforando, do Vitor Santos, onde ele demonstra a utilização da análise corporal e microexpressões em vídeos de reportagens e entrevistas.

Recentemente, ele analisou a eliminação da Karol Conká do BBB 21 e alguns trechos de suas entrevistas em outros programas da emissora.

Em sua análise, Vitor busca descobrir como Karol realmente se sentiu quando foi eliminada e se ela mentiu nas entrevistas que deu após a eliminação.

O canal Metaforando tem muitas análises desse tipo, mas também traz questões interessantes, como se cegos de nascença têm essas microexpressões, como analisar mensagens de whatsapp e outras curiosidades.

Apesar de utilizar métodos cientificamente comprovados em suas análises, vale ressaltar que os vídeos do canal não podem ser considerados como prova de alguma coisa.

Também é recomendado fazer um curso (que o próprio Vitor ministra) para poder fazer as análises, pois a experiência adquirida nos vídeos não é suficiente.

E você, ficou com vontade de cursar psicologia? Comenta aí.

Comenta aí, vai?