Esse ano é o ano do Podcast

Todos os anos ouvimos alguém dizer que esse é o ano do podcast, mas você sabe o que é isso? A forma mais simples e rápida de explicar um podcast é dizer que “é como se fosse um programa de rádio, só que na internet”.

radio
radio

Basicamente, o podcast é um novo tipo de mídia em que arquivos de áudio são distribuídos pela internet para que você possa baixar e ouvir onde quiser usando qualquer aparelho.

Mas de onde veio essa ideia de espalhar programas de rádio em arquivos mp3?

Como surgiu o Podcast?

Desde o início dos anos 90, um conjunto de tecnologias foi desenvolvido e combinado para possibilitar a existência desse novo formato de mídia. Você pode ler a história completa e detalhada de como surgiu o podcast, mas isso vai levar um tempo, então, vou fazer um resumo pra você.

De um lado, conteúdo

De um lado, temos os blogs (sim, blogs como esse que você está lendo agora) que encontraram uma forma de agregar seu conteúdo para distribuir aos leitores de forma mais eficiente e flexível: usando os feeds.

Praticamente todo blog que se preze tem um feed. Eles reúnem as últimas postagens do blog com o conteúdo completo ou um resumo (no nosso caso) para você ficar por dentro das novidades.

Alguns desses blogs traziam, por exemplo, notícias e entrevistas com convidados, então, por que não fazer uma versão em áudio dessas entrevistas para que as pessoas possam ouvir no trânsito, na caminhada ou durante a faxina?

Os feeds então passaram a ser usados para disponibilizar também os arquivos de áudio com os conteúdos desses blogs.

Do outro lado, tecnologia

Mas, ouvir o áudio desses blogs não era algo simples de se fazer. Você precisava baixar manualmente cada arquivo e transferir para seu dispositivo, o que poderia levar um certo tempo pra ser feito.

Em 2001, a Apple desenvolve um mp3 player batizado de iPod. Com ele, veio também uma loja virtual dedicada a vender conteúdo sob demanda para o aparelho. Você podia pagar US$1 para ouvir apenas a música que você gosta, baixar para seu aparelho e sair ouvindo.

Não demorou muito para que o conteúdo em áudio dos blogs fosse parar no pequeno player da Apple. O nome iPod acabou influenciando no nome da mídia, que passou a se chamar Podcast.

A popularização dos players

Em 2004 também chegou ao mercado um novo produto da Apple que revolucionou o mercado de celulares. Os smartphones traziam um novo conceito. Não demorou muito para que os concorrentes oferecessem soluções alternativas para seus clientes.

aplicativos de música
aplicativos de música

Surgem então os aplicativos dedicados aos podcasts. Alguns pagos, outros gratuitos, mas todos com a mesma característica de utilizar os feeds (lembra deles?) como fonte de conteúdo.

Nessa época, muitos blogs tinham seus próprios aplicativos para que seus leitores pudessem ouvir seus podcasts, mas ainda haviam muitos que divulgavam seu feed para que os ouvintes assinassem em seus players favoritos.

Spotify e a nova era do podcast

Todo o mercado fonográfico foi afetado por essa revolução. Surgiram diversas plataformas de música sob demanda, como Spotify, Deezer, entre outros.

playlist de podcasts no Spotify
playlist de podcasts no Spotify

Essas plataformas permitem que você ouça músicas gratuitamente (com anúncios) ou pagando uma pequena mensalidade. Uma solução simples, que combate a pirataria e ainda oferece um meio mais simples de divulgar e monetizar as músicas.

Com o podcast, não foi diferente. Eles começaram a ser publicados nessas plataformas, já muito populares. Seu alcance aumentou, os custos baixaram e até passaram a gerar uma renda para os produtores.

Podcasts recomendados

Existem diversos podcasts no Brasil dos mais variados temas e com os mais variados conteúdos. Os mais populares são os podcasts de humor, como o Nerdcast, do Jovem Nerd e o Grande Coisa.

Entre os podcasts de entrevistas, tem o Dá pra Fazer, que entrevista mulheres e fala sobre suas carreiras profissionais (podemos dizer que é um conteúdo motivacional, não?).

Enfim, não importa se você quer aprender inglês, ficar por dentro de notícias sobre vídeo-games ou rir ouvindo causos e anedotas. Tem sempre um bom podcast sobre o tema esperando para ser ouvido.

Comenta aí, vai?