Aprendendo história da China com filmes chineses

Quem como eu cresceu assistindo filmes na saudosa “Sessão Kickboxer” da Band já deve ter visto muitos filmes do Jet Li, onde ele contracenava com o mesmo elenco em filmes que se passavam sempre na mesma época e tinham as artes marciais como parte importante do enredo.

O Tigre e o Dragão” é um dos exemplares mais famosos desses filmes.

Quem pensou que os filmes chineses se resumem a Jet Li, cenas de luta fantásticas e pessoas saltando sobre casas, está ligeiramente enganado. Sim, esses elementos estão presentes (o que é um ótimo tema para tratarmos mais adiante), mas não é só isso.

A maioria desses filmes se passa em uma época específica, mas existem dois em particular que tratam de uma fase de transição política e histórica chinesa, bem retratados e explicados em dois ótimos filmes.

Mestre das Armas

Lançado em 2006, o filme dirigido por Ronny Yu conta a história real (com toda a licença poética que a estética cinematográfica chinesa permite) de Huo Yuanjia, famoso mestre chinês que viveu em uma época em que a China foi dominada por países estrangeiros que, para manter seu domínio sobre a China, criou um torneio de artes marciais cujo único objetivo era humilhar os chineses, transmitindo a ideia de que eles eram mais fracos. A principal história do filme é sobre a participação de Huo Yuanjia nesse torneio.

Notaram que eu disse que é um filme baseado em eventos que aconteceram DE VERDADE? Isso significa que tem um contexto histórico por trás do que foi contado.

A história se passa após a guerra do ópio, que garantiu e ampliou os poderes políticos e econômicos dos ingleses sobre a China, que teve suas riquezas exploradas através da Companhia das Índias Orientais.

Não vou dar spoiler do filme pra não estragar a experiência, mas já aviso que tem muitas cenas que podem te fazer se desidratar pelos olhos, então recomendo que deixe uma caixinha de lenços por perto.

O Legado de Huo Yuanjia

As lutas possuem um simbolismo muito grande com o contexto histórico. Os estrangeiros que se mostravam gigantes poderosos (como na foto acima) tentando dominar e vencer os pequenos chineses.

As vitórias de Yuanjia representam uma esperança para o povo chinês de um dia se verem livres da dominação estrangeira. Não é à tora que ele se torna um herói.

Mas o que acontece após as conquistas de Yuanjia? Além de vencer o torneio (acredite, saber disso não vai afetar sua experiência em assistir o filme) e ser co-fundador da Associação Esportiva Chin Woo, sua luta (literalmente) inspirou o povo chinês a lutar contra a dominação inglesa.

O movimento nacionalista chinês ganhou força. Vieram guerras civis, invasões (de novo), golpes, até que o cenário ficasse dividido entre os nacionalistas e os comunistas, em uma guerra civil que duraria muitos anos e é parte do enredo do próximo filme (para mais detalhes, leia sobre a história da China no Mundo Vestibular).

Assembléia

A principal diferença entre esse filme e os demais citados é que Jet Li não está no elenco, além de não haver mais lutas ou torneios de artes marciais nem cenas de lutadores voando puxados por cabos de aço invisíveis (que incomoda muita gente, eu sei. Primeto falar sobre isso mais adiante). Nesse filme, o cenário é de guerra.

Dirigido por Feng Xiaogang, Assembléia começa contando a história da guerra civil chinesa, onde comunistas e nacionalistas disputavam o poder.

Um evento (não vou dar spoiler) faz com que Gu Zidi (Hanyu Zhang), seja enviado para defender uma posição. Eles só poderiam sair de lá se ouvissem o chamado da assembléia.

A China do século XX

Através de Gu Zidi, podemos ver alguns traços da política e economia da China no período que sucedeu a segunda guerra, como a ascensão de Mao Tse-Tung ao poder, a participação chinesa na guerra da Coreia e o racionamento de comida na crise alimentar.

Aqui no ocidente, nós focamos tanto na história de países europeus e norte-americanos que acabamos deixando outros países de lado. A China tem uma história milenar e uma cultura muito rica.

Esses filmes são (a meu ver) a melhor forma de conhecermos um pouquinho desse gigante asiático.

Você viu esses filmes? Conta aqui nos comentários o que achou deles.

Comenta aí, vai?